Queridos leitores
Recomendamos que os hábitos orais devem ser evitados ou eliminados o mais precocemente possível.
Coloquei uma chupeta bem grande aqui , porque este objeto faz parte da nossa cultura de forma tão natural que nem nos damos conta de que a criança está crescendo, e ela continua lá, na sua boquinha...
As crianças naturalmente sugam por ser instintivo e acolhedor ao longo da primeira infância. A chupeta tem a "fama" de acalmar as crianças neste período. Entretanto, a criança já cumpre com a função da sucção ao ser amamentada e também é um momento que, em contato com a mãe, recebe acolhimento e fortalece-se o vínculo mãe-bebê.
Então, como fazer?
- Se a criança estiver mamando no peito, nem ofereça a chupeta. Ela não fará falta.
- A mãe voltou a trabalhar, o bebê fica muito tempo sem vê-la, tudo bem: chupeta ortodôntica, apenas quando for dormir ou está reclamando muito.
- Dormiu? Retira-se a chupeta (ninguém precisa de algo em sua boca enquanto dorme, certo?)
- Evite carregar a chupeta pendurada na roupa, pois assim ela fica à disposição da criança o tempo todo.
- Evite deixar chupetas à disposição pela casa. Guarde-as para os momentos em que forem "necessárias".
- Procure ir avisando gradativamente para a criança que ela está crescendo e logo não precisará mais da chupeta e cada vez mais vá deixando-a de lado. Retiradas abruptas podem causar outros transtornos.
Assim que você perceber que está na hora (procure um tempo tranquilo: férias, feriado, criança saudável, você está por perto) avise que como vocês já estão conversando, ela não precisa mais de chupeta. Você e a criança combinam o momento para, juntos, jogá-la no lixo.- Daí a chupeta não volta mais, nem quando a criança chorar, nem na próxima vez que a criança adoecer, nem quando o irmaõzinho nascer. Você já está ciente que atrapalha, então não será coerente oferecê-la novamente.
As condutas mais adequadas da família para a retirada do hábito são constância e coerência, ou seja, se você já avisou que vai retirar a chupeta, será incoerente comprar outra sempre que a criança perde ou esquece em algum lugar. Fique tranquilo, explique.
Ofereça amor, carinho e conscientização ao seu filho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário