BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 16 de abril de 2013

Música, canto e voz

Queridos leitores
Hoje comemoramos o Dia Mundia l da Voz, então eu trouxe uma entrevista especial aqui no Lugar da Fala.
Tenho a honra de apresentar a vocês: DÉBORA ABREU, musicista, fonoaudióloga e competentíssima professora de canto. Boa leitura:

LUGAR DA FALA: Débora, qual a importância da voz na tua vida? Quando você descobriu que poderia usá-la profissionalmente? (Você sempre gostou da sua voz, ou os outros a reconheceram primeiro como uma voz bonita e forte?)

DÉBORA ABREU: A voz é muito importante para mim, porque é meu instrumento de trabalho, como professora e como cantora. Não me considero uma cantora, mas sim uma musicista, que ama a música, em todas as suas formas.
Bom, eu me lembro de sempre cantar, desde muito pequena. Meu pai era regente de um coral, e eu sempre ouvia música em casa, o dia todo, cantar foi natural para mim. Mas as pessoas sempre elogiavam, e me falavam para ir fazer aulas de canto, e eu tinha medo da minha voz ficar feia, porque na época, o que a gente sabia de canto é que era meio lírico...eu tinha muito medo. Minha voz era afinada, mas bem fraca, sem potência. Ela só melhorou quando comecei a fazer aulas de canto, aos 16 anos de idade.
Como comentei, meu pai era regente de coral, minhas irmãs mais velhas já tocavam piano, e desde os 5 anos de idade (ou antes, não sei bem), eu já estava fazendo aulas de piano e de flauta doce.


LUGAR DA FALA: Os conhecimentos em Fonoaudiologia trouxeram novas perspectivas? Você mudou seu olhar sobre a voz?

DÉBORA ABREU: Bom, a fonoaudiologia apenas complementou umas lacunas que eu tinha sobre a voz, trouxe conhecimentos sobre patologias vocais, e aprimorei muito meu ouvido para detectar problemas vocais. Acabo sempre enviando meus alunos para o otorrino ou para um fonoaudiólogo quando vejo problemas na voz do aluno. Mudei meu olhar por aprender que a voz é algo precioso, que devemos cuidar, e que é como uma impressão digital, cada um tem a sua, suas particularidades, mas o bom é que com treino, podemos aperfeiçoar e muito a qualidade da nossa voz!


LUGAR DA FALA: Uma dúvida de muitas pessoas: todo mundo pode cantar? 

DÉBORA ABREU: Desde que a pessoa tenha todo o aparelho fonador em perfeito estado, é possível cantar sim. O que acontece é que nos adultos é um pouco mais trabalhoso, e geralmente os adultos não têm tempo de estudar, ter uma disciplina, por isso demoram mais tempo. Agora, claro que existem pessoas com uma voz que já é naturalmente bonita e agradável, o que facilita muito o trabalho do professor.


LUGAR DA FALA: Quais as suas dicas para quem gosta de cantar de vez em quando?

DÉBORA ABREU: Olha, eu sempre falo que é preciso saber ouvir para poder cantar. Então ouvir bastante música, e realmente saber escutar a música é algo que ajuda bastante a cantar bem. Mesmo como passatempo, e para desestressar, eu indicaria umas aulas de canto. São muito divertidas!


LUGAR DA FALA: O que você recomenda para quem gostaria de cantar profissionalmente?

DÉBORA ABREU: Primeiro um bom professor de canto. Existem por aí muitos profissionais que não entendem de voz, dão aula, acabam com a voz do aluno, é preciso ter muito cuidado, porque a voz é algo muito frágil, não se pode arriscar. E diria também que uma dose enorme de coragem para enfrentar ensaios, rotinas pesadas de treinos, como todo músico precisa. Existem anos de estudo por trás de um grande músico. Aprender música é fundamental para quem gostaria de cantar também!


LUGAR DA FALA: Obrigada, Débora. Sua entrevista nos deixou com gostinho de "Quero mais!". Quem sabe, conversamos mais por aqui logo, logo?

Visitem o site da Débora para ver outras super dicas de voz no canto e lá acharão seu contato e informações sobre aulas de música: http://debora.mus.br/

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês