BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


sexta-feira, 24 de maio de 2019

Tom de voz adequado para falar com as crianças





Olá!!!
Estou atualizando este post por considerar um assunto que devemos falar mais.

Diante da reclamação de que há dificuldades de comunicação entre pais e filhos e também entre professor e aluno, cabe a pergunta:
Que tom de voz você está usando para educar, orientar, brincar, ensinar e repreender?
Já deve ter acontecido aí, pois aqui já aconteceu de uma discussão com a criança começar por um motivo simples de resolver, e virar uma guerra com punição, gritos e outros. 
Mas as crianças gritam e desobedecem... Ok, lembre quem é o adulto da história, e evite crises desnecessárias. A boa notícia é que podemos usar tons de voz diferentes para cada situação e isso facilitará a comunicação familiar.
Aqui vão as dicas para você refletir sobre sua intenção quando fala e se ela está compatível com o como você está falando :
1) Tom de voz suave, sorriso e expressão facial animada indicam que há conivência com a situação.
2) Tom de voz muito baixo e repetição excessiva do comando (porque a criança não está atendendo ao seu comando) significa falta de energia, desânimo e falta de autoridade.
3) Gritos e expressão facial de raiva, demonstram falta de controle e desespero. Não garantem que a criança vai aprender um comportamento desejado com isso, mas podem aprender o seu comportamento de gritar.
4) Tom de voz calmo e firme, em intensidade média e expressão facial de seriedade indicam que o adulto sabe o que está fazendo e que está falando sério.
E atenção: quando prometer algo para a criança, cumpra!
Lembre-se: a criança entende a mensagem por meio de vários canais - palavras usadas, expressão facial e corporal, tom de voz e atitudes.

Até a próxima!

Veja mais sobre como falar com as crianças aqui.

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês