BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

 

(uma história verídica na casa da fonoaudióloga, quarta-feira, setembro de 2020 )

    Tempo de pandemia. sento no sofá, no espaço onde minhas filha estão fazendo tarefas e aulas online, para ler alguns textos, pois estou organizando meus arquivos e livros aqui. É mais um tempo de estarmos juntas, mesmo quando cada uma faz sua atividade. Alguns comentários escapam ao longo da tarde e são respondidos em uma comunicação cheia de cumplicidade.
    Quando a aula de português termina, minha filha, que tem se empenhado muito em melhorar a leitura e seus desafios, exclama:
    - O professor deixou uma frase pra gente pensar: "A gargalhada é o sol  que varre o inverno do rosto humano." O que significa isso?
    - Vamos ler devagar e pensar o que pode significar, filha...?
    Ela lê  bem devagar, analisando e comentando cada palavra. De repente ela abre um sorriso:
    - Quer dizer que a tristeza vai embora e a alegria vem como o sol???
    Há alguns minutos o sol tinha aparecido na cinzenta Curitiba e arrancou de nós suspiros e comentários de que ficaria mais quentinho.
    Dessa vez fui eu que sorri ao ver o rostinho surpreso com o significado escondido entre as palavras. Eu tinha acabado de ler um antigo texto que dizia que a linguagem escrita não tem que necessariamente explicar completamente a situação para ser intelegível. Se pensarmos na literatura, na poesia, podemos perguntar : em que contexto a linguagem é ou pode ser sugestiva, remissiva, provocadora? (1)
    Isso resulta em ampliar os significados da leitura para muito além de decodificar letras combinadas e reconhecer o padrão linguístico aplicado.
    É mais. É inserir seres humanos em múltiplos contextos e revelar a eles várias possibilidades e mundos.




Textos citados : 
(1) SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita - alfabetização como processo discursivo. Cortez, 1999.


Imagem: Freepick

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês