BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Audição e Equilíbrio: muito importantes para os seres humanos


Inicialmente, destaco duas importantes funções localizadas no ouvido humano: a audição e a capacidade de equilíbrio, que descrevo a  seguir.

função auditiva

Nós, ouvintes, fomos contemplados com o sentido da audição. É através dele que podemos perceber variação nas vozes, apreciar uma música ou os sons da natureza.
Infelizmente, em algumas pessoas esta capacidade é perdida ou inexistente. Para os casos de surdez, a melhor alternativa, quando possível, é a prevenção. Todavia, quando a perda auditiva já se instalou, há formas de tratamento e este deve iniciar-se assim que for notada a dificuldade auditiva.

A prevenção, a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de perdas auditivas são realizados em parceria pelo fonoaudiólogo e pelo médico otorrinolaringologista.


função vestibular:
 Imaginem se não tivéssemos noção de nosso corpo no espaço e caíssemos por aí, sem qualquer orientação espacial! Pois, há estruturas dentro do ouvido que, juntamente com os olhos e o cérebro, são responsáveis por este controle. Uma das queixas freqüentes com o avanço da idade refere-se a alterações no equilíbrio, as popularmente chamadas labirintites.
Apesar de raramente se tratarem de labirintites (infecções do labirinto), as labirintopatias são, sim, causas de profundo desconforto e levam não só idosos, mas indivíduos de todas as idades aos consultórios dos  otorrinolaringologistas. As queixas podem variar desde um leve desequilíbrio ou zumbido auditivo até fortes tonturas e quedas, acompanhadas ou não de mal-estar e vômitos.
 Juntamente com o médico, o fonoaudiólogo avalia e trata destes problemas com a reabilitação labiríntica ou vestibular que consiste na aplicação de exercícios para o equilíbrio.

2 comentários:

Anônimo disse...

olha meu filho tinha 3anos quando presizou de fazer uma cirugia na garganta e o no nairiz,so que de um ano pra vem notando que ele esta com dificuldade para ouvir.ja leveio no medico e nao adiantou o que devo fazer.obrigado

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá leitor(a) anônimo(a)
Quando há suspeita de dificuldades na audição, deve-se marcar uma consulta com um otorrinolaringologista, que em conjunto com o fonoaudiólogo avaliará a audição por meio de exames clínicos e audiológicos. Só com estes resultados em mãos é possível indicar os possíveis tratamentos/encaminhamentos para o caso.
Obrigada pelo comentário

Quem esteve aqui este mês