BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra dicas, textos e outras informações para se comunicar bem.

Comunique-se e seja bem vindo!!!


Já viu os e-books que escrevi para você? Clique abaixo!

Já viu os e-books que escrevi para você? Clique abaixo!
E-books exclusivos
Está gostando deste blog?
Deixe seu comentário e vote na classificação dos textos!
É só um clique: contribua, assim, para a escolha dos próximos assuntos a serem publicados.
O Lugar da Fala é feito para compartilhar temas de comunicação.
Obrigada, mais uma vez, por sua visita!

Queridos leitores, pretendo lançar outros e-books. Me digam sobre o que gostariam de saber mais:

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Linguagem



O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e auxílio clínico no desenvolvimento da linguagem, nas suas modalidades oral e escrita.
A atuação com linguagem oral é a é o mais conhecida da população, isto é, o fonoaudiólogo é responsável por prevenir, avaliar e tratar de pessoas, de qualquer idade, que apresentem dificuldade para se comunicar através da fala.
Inclui-se nesta categoria de dificuldades, entre outras, as trocas de sons na fala, dificuldades para articular as palavras, crianças que demoram para começar a falar, indivíduos que têm dificuldade para falar devido à surdez, fissura lábio-palatina, autismo, deficiência mental, dificuldades de comunicação em pessoas com síndromes, aqueles que sofreram derrame cerebral ou acidente com traumatismo grave; e também a gagueira, a qual se relaciona com a fluência.
Atualmente a mídia tem divulgado a Doença de Alzheimer, a qual traz consigo, entre outros problemas, a demência. Em sujeitos com esta e outras doenças, estimular memória juntamente com as funções cognitivas e da linguagem é essencial também é tarefa deste profissional, ajudando o indivíduo a encontrar formas para não perder o contato com o meio, bem como a manutenção das atividades sociais e de vida diária.
Outro enfoque sobre a linguagem que também é de competência do trabalho fonoaudiológico é a linguagem escrita. Nesta área, compete ao fonoaudiólogo ações sobre o desenvolvimento e dificuldades relacionados à leitura e à escrita de pessoas de qualquer idade. Portanto, este profissional estuda os possíveis agravantes e contribuintes para distúrbios desta natureza, podendo realizar ações de prevenção em creches e pré-escolas.

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês