BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Linguagem



O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e auxílio clínico no desenvolvimento da linguagem, nas suas modalidades oral e escrita.
A atuação com linguagem oral é a é o mais conhecida da população, isto é, o fonoaudiólogo é responsável por prevenir, avaliar e tratar de pessoas, de qualquer idade, que apresentem dificuldade para se comunicar através da fala.
Inclui-se nesta categoria de dificuldades, entre outras, as trocas de sons na fala, dificuldades para articular as palavras, crianças que demoram para começar a falar, indivíduos que têm dificuldade para falar devido à surdez, autismo, deficiência mental, dificuldades de comunicação em pessoas com síndromes, aqueles que sofreram derrame cerebral ou acidente com traumatismo grave; e também os problemas de fluência, como a gagueira, por exemplo.
Atualmente a mídia tem divulgado a Doença de Alzheimer, que traz consigo, entre outros problemas, a demência. Em sujeitos com esta e outras doenças, estimular memória juntamente com as funções cognitivas e da linguagem é essencial também é tarefa deste profissional, ajudando o indivíduo a encontrar formas para não perder o contato com o meio, bem como a manutenção das atividades sociais e de vida diária.
Outro enfoque sobre a linguagem que também é de competência do trabalho fonoaudiológico é a linguagem escrita. Nesta área, compete ao fonoaudiólogo ações sobre o desenvolvimento e dificuldades relacionados à leitura e à escrita de pessoas de qualquer idade. Portanto, este profissional estuda os possíveis agravantes e contribuintes para transtornos desta natureza, podendo realizar ações de prevenção em creches, pré-escolas e escolas.

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês