BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra dicas, textos e outras informações para se comunicar bem.

Comunique-se e seja bem vindo!!!


Já viu os e-books que escrevi para você? Clique abaixo!

Já viu os e-books que escrevi para você? Clique abaixo!
E-books exclusivos
Está gostando deste blog?
Deixe seu comentário e vote na classificação dos textos!
É só um clique: contribua, assim, para a escolha dos próximos assuntos a serem publicados.
O Lugar da Fala é feito para compartilhar temas de comunicação.
Obrigada, mais uma vez, por sua visita!

Queridos leitores, pretendo lançar outros e-books. Me digam sobre o que gostariam de saber mais:

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Funções Orais, Faciais e Vegetativas


Funções como: fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição, desempenham papel essencial para que os seres humanos sobrevivam.
A respiração inadequada pode influenciar em transtornos da postura, desatenção e alterações nas estruturas responsáveis pela fala.
Há algum tempo atrás não víamos tão freqüentemente pré-adolescentes, adolescentes e adultos usando aparelhos ortodônticos. Além das questões relativas à estética facial, observa-se uma preocupação com as funções orofaciais, cujo mau-funcionamento desencadeia problemas na fala e na alimentação, algumas vezes acompanhados de dor e desconforto.
A deglutição (ato de engolir) e a mastigação também são funções importantes para o desenvolvimento dos órgãos faciais. Fissuras labio-palatais, malformações do bebê, ou até mesmo fraqueza muscular para sugar o leite durante a amamentação, demandam cuidados especiais e acompanhamento clínico.
É o profissional Fonoaudiólogo quem realiza a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das funções orofaciais e deglutição. A atuação também prevê o auxílio para a retirada de hábitos que interferem nestas funções como roer unhas, uso prolongado de chupeta e mamadeira. Neste trabalho ele conta com a parceria dos seguintes profissionais: cirurgião dentista/ortodontista, nutricionista/nutrólogo, fisioterapeuta,traumatologista, neurologista, psicólogo, cirurgião plástico e otorrrinolaringologista.

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês