BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 8 de julho de 2008

Sinais de stress manifestos na clínica fonoaudiológica




Alguns temas são mais discutidos em determinadas épocas de acordo com impacto que têm na vida das pessoas. Pensando nesses temas, o stress é uma palavra que tem feito parte do vocabulário de muita gente. É comum o uso do termo de forma equivocada, referindo-se a qualquer cansaço físico ou mental. Todavia, em determinadas ocasiões, nosso corpo mostra fortes indicativos de stress, mas isso pode não ser visto como tal e, conseqüentemente, não nos damos conta de procurar ajuda.
De acordo com o dicionário, o stress pode ser definido, como um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase. Assim, ele pode originar-se a partir de elementos físicos externos ou situações às quais reagimos involuntariamente com manifestações do organismo.
Ao examinar esse tema, me ocorre a lembrança de sua constância na clínica fonoaudiológica, nas diversas esferas da comunicação, portanto destaco alguns elementos estressantes e certos sinais de stress no organismo, relacionados à área da fonoaudiologia.

Situações causadoras de stress
Entre os vários elementos que causam stress, citarei dois importantes e recorrentes:
- a poluição sonora: é presente em alta intensidade nas grandes cidades e é capaz de provocar, além de outros sintomas, dores de cabeça. Pertinente à audição, este tipo de estímulo desagradável, às vezes não é percebido como estressante (pois dizemos que já nos acostumamos a ele), mas pode acarretar prejuízos.
- dificuldades para se expressar: quando é difícil falar em grupos sociais ou de trabalho, nosso organismo também reage de forma negativa, uma vez que o diálogo constitui-se como elo relacional entre os seres humanos. Desta forma, dificuldades para articular as palavras, episódios de gagueira ou sentenças confusas, freqüentemente, aumentam a ansiedade, produzindo stress.
No próximo post, citarei sinais de stress no organismo que se relacionam com a fonoaudiologia. Não perca!

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês