BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Atuação do fonoaudiólogo com a escrita



Resolvi esclarecer melhor sobre este tema ainda pouco conhecido por alguns.
Já falei aqui que são de competência do trabalho fonoaudiológico ações que se referem à linguagem escrita.
Isto porque, assim como a fala, a escrita é considerada uma modalidade de linguagem e a linguagem é o objeto de trabalho dos fonoaudiólogos.
Vou explicar melhor: a escrita não é só um código onde transformamos os sons que falamos em letras, mas uma forma de expressão. Assim, as pessoas se comunicam através de mensagens virtuais, bilhetes, correspondências (cartas pessoais e outros que recebemos pelo correio como contas, convites, panfletos), cartazes, placas, e muitos outros.
Mesmo quem diz por aí que não lê nada, certamente lê o tempo todo, pois estamos cercados de escrita na rua, na TV, no comércio, nos filmes. Pode ser que muitos não se detenham em livros, jornais e revistas e, portanto, sintam seu vocabulário restrito ao usado na fala. Estas pessoas também reclamam que precisam ler mais de uma vez ou com calma quando o texto é mais denso para poder compreendê-lo.
O fonoaudiólogo desenvolve, então, acompanhamento relacionado à leitura e à escrita com pessoas de qualquer idade, investigando os possíveis agravantes e contribuintes para distúrbios desta natureza e tratando destas pessoas para que possam melhorar seu desempenho na escola ou no trabalho, quando já adultos.

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês