BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fonoaudiologia para quem não tem problemas

Este post refere-se ao Dia do Fonoaudiólogo que é comemorado em 09 de dezembro, data em que foi regulamentada a profissão em 1981.
Atuo há bastante tempo na área como terapeuta, docente e como palestrante na área de comunicação. Assim, venho tentando divulgar o lado não patológico da profissão, que ainda é pouco conhecido pelas pessoas.
É comum a população definir o Fonoaudiólogo como o profissional que só trabalha com aqueles que apresentam problemas de comunicação. Esta é a função inicial que edificou a profissão. Contudo, como o mundo está mudando, as profissões também estão se inserindo em novos contextos para se adequar a estas mudanças.
Por exemplo, há alguns anos atrás, não ouvíamos falar dos Engenheiros de Computação, Biomédicos, Turismólogos, Designers. Tais categorias surgiram para atuar em mercados que necessitaram novas competências. Também não havia a cirurgia para redução de estômago, a lipoaspiração, o aparelho ortodôntico para adequar a mordida, nem tantos outros recursos de tratamento, que foram incorporados pelos profissionais já atuantes, como médicos e dentistas.
Assim, o trabalho com a doença é só parte da atuação fonoaudiológica. O Fonoaudiólogo ocupa-se muito com saúde na promoção da comunicação saudável, na prevenção de alterações dos aspectos envolvidos na linguagem, voz, funções orais e audição e, também, com orientação sobre assuntos de sua área de estudo.
Tenho ministrado algumas palestras para professores, pais e acadêmicos de cursos superiores e constato a procura pelo esclarecimento de dúvidas, assim como o crescente conhecimento da Fonoaudiologia por parte da população.
Sabe-se agora que, dependendo do caso, a orientação e o acompanhamento periódico precoce podem minimizar a instalação de alguns problemas de difícil eliminação, como a gagueira. Está mais clara a atuação fonoaudiológica na saúde coletiva, em programas de orientação, e também nas escolas e creches colaborando para o desenvolvimento infantil. Também é mais evidente e comum ações do Fonoaudiólogo como agente facilitador da comunicação em ambientes de trabalho. No teatro, TV, formação de professores é fundamental um trabalho fonoaudiológico para que as vozes sejam adequadas e para que os profissionais desta área saibam conservá-las saudáveis para o uso diário em seu trabalho que exige empenho vocal diário.
Assim, cada vez mais, a Fonoaudiologia se mostra útil aos cidadãos, por se tratar da área da comunicação, o que é a base para sua integração na sociedade.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Katia adorei teu blog, parabéns!

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Obrigada, Milene
Espero outras visitas suas ao blog.
Um abraço
Kátia

Quem esteve aqui este mês