BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como falar mais baixo?


Você já se flagrou falando muito alto ou as pessoas costumam pedir que você diminua o volume da sua voz?
É uma situação meio desconfortável, não é mesmo?
Quais as dicas neste caso?
  1. Verifique se está ouvindo bem, é por meio da audição que poderá controlar o volume de sua voz.
  2. Se sua família tem origem em culturas que falam muito alto, perceba isso e mude. Volumes aumentados de voz podem dar a sensação de agressividade e/ou indiscrição na comunicação.
  3. Às vezes, é difícil percebermos sozinhos a intensidade da voz produzida. Peça feedbacks para amigos e colegas de trabalho.
  4. Pratique um treinamento de volume de voz: dedique um tempo para falar ou ler em diferentes intensidades e descobrir qual a ideal para ambientes silenciosos e também com pouco ruído; e  assim você poderá adequar a sua voz para cada situação. Exercite esta forma de falar.
É isso! Cuide da sua voz e comunique-se de forma saudável!

Leia mais sobre voz em: Como detectar se sua comunicação está com problemas e Ache o tom certo para falar com crianças

22 comentários:

Anônimo disse...

meu marido diz que eu falo muito alto, sempre está me criticando o que fazer.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá
Se mesmo praticando as dicas acima, você não perceber mudanças no volume da sua voz, procure um fonoaudiólogo para acompanhamento periódico.
Obrigada pela visita a Lugar da Fala! Volte outras vezes!

Anônimo disse...

todo mundo comenta q eu falo muito alto,me prejudiquei e prejudiquei meus colegas de trabalho por conta desse poblema...meu namorado toda hora pede pra mim falar mais baixo e isso me incomoda.naum sei mais o que fazer me ajude...

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Em primeiro lugar, o que pode lhe dar alguma dica da origem do problema é uma avaliação auditiva. Se o resultado for normal, você pode tentar controlar sua fala diariamente, exercitando falar em níveis mais fracos do que tem o hábito.
Se não conseguir sozinha, aconselho que procure um(a) fonoaudiólogo(a) para ajudá-la.
Obrigada pela visita ao blog!

Unknown disse...

Onde eu consigo consulta com Fonoaudiólogo gratuito???

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Atendimentos gratuitos podem ser conseguidos na rede SUS, algumas ONGs ou Instituições voluntárias.

Anônimo disse...

ja fez um ano desdo dia q te mandei esse comentanterio nada mudou... estou ntentando mudar mais é dificil.... mais estou me amando do jeito q sou e tentando me controlar (falar mais baixo)mais é dificil sozinha enttao seja o q deus quizer.... bjs

ligia karolaine disse...

vi o mesmo post, em outro blog sem mudar nem a virgula

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Veja só que chato, não é Ligia?
E mais chato ainda é comparar as datas e perceber quem são as pessoas que não conseguem sequer produzir um texto próprio!
Obrigada por avisar, querida!
Que Jesus continue guiando teus passos!
abração

Anônimo disse...

Não consigo falar baixo, mas acho que tem a ver com Nervosismo, dependendo do Stress a "Ira sai pela voz", essa é a grande verdade, como controlar esse tom Alto de falar, se isso vem do nervosismo??Estou sofrendo muito...não consigo controlar meu Tom de Voz..

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Este controle deve ser exercitado. Se necessário, procure ajuda para o que você chama de "ira". E isso não precisa ser descarregado na comunicação. Procure também um fonoaudiólogo para trabalhar as situações de fala.
Agradeço a visita ao blog!

Unknown disse...

Boa noite!
Tenho esse problema que é falar alto demais.
Sei lá,mas acho que seria um problema emocional tipo ser muito agitado, ancioso e ter uma vida muito agitada...
Só sei que qualquer bate papo que participo acabo chamando a atenção pelo tom de voz e expressão...
Isso me incomoda e me prejudica...
Por exemplo, peço a minha mulher que me ajude me dando um toque quando eu começo a alterar o tom,mas ela tenta e funciona pouco....
O que devo fazer? Como resolver isso?

Unknown disse...

Eu vi msm esse blog com o msm texto.... Exatamente um mês depois do seu.... Falta de criatividade e vergonha...

Unknown disse...

Tb achei esse blog... Postado um mês depois do seu... Falta de criatividade e vergonha .....

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Bom dia, Leandro
Você já tem um ótimo começo que é reconhecer sua dificuldade. Algumas pessoas não conseguem se perceber e isso dificulta o auto-controle.
Você já fez um exame da sua audição? Esta é a primeira ação, pois uma leve diferença auditiva, mesmo que seja em apenas um dos ouvidos já mascara o seu próprio desconforto ao aumento do volume de voz. Mas estes fatores que você considerou sobre ansiedade, agitação, stress também podem influenciar, pressupondo que esta forma de argumentação seria mais efetiva. Geralmente também é acompanhada de aumento da velocidade da fala. Sua estratégia de pedir ajuda à esposa é ótima. Combinem um sinal específico para esta situação, para que que você não se exponha no momento da "chamada de atenção" e conscientize-se de que pode ser interrompido a qualquer momento pelo sinal dela, baixando gradativamente o volume quando perceber. Treinem em casa, no cotidiano, pois a mudança precisa de tempo e reforço para se instalar. Se ainda assim, você não conseguir ter controle sobre a sua fala, será hora de consultar um fonoaudiólogo para avaliar se há outros fatores orgânicos ou funcionais comprometedores que precisam de tratamento.
Obrigada pela visita ao Lugar da Fala!

Anônimo disse...

MEU NAMORADO FALA MUITO ALTO NAO SEI COMO FAÇO PARA ELE FALAR MAIS BAIXO.ELE ACHA QUE O TOM DA VOZ DELE É NORMAL.NAO SEI O QUFAZER.ME AJUDE....

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá leitora anônima
Os 3 posts aqui no blog já dão as dicas básicas. Logo, logo estarei publicando um e-book com mais dicas, fica de olho aqui no blog, tá?
abraço

Anônimo disse...

Boa Noite a Todos
Obrigada Lugar da Fala as dicas vou praticar.Meu irmão costuma falar que falo muito alto chegando a me chamar de insuportável. Eu não percebia e saber disso realmente se torna uma situação desconfortável.
http://biosom.com.br/blog/tratamento/saiba-como-melhorar-hipersensibilidade-auditiva-hiperacusia/
Curso de Oratória também ajudaria néh...só acho
Abraços

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Oi Alinne,
Veja se outras pessoas também observam que você "exagera no volume" da fala. A principal providência, se isso for confirmado, é testar sua audição. Nós mesmos devemos monitorar a nossa fala pela nossa percepção auditiva. Se tudo estiver bem, um fonoaudiólogo poderá te ajudar nesta tarefa de controle.
Obrigada pelo comentário aqui!
um abraço

Unknown disse...

Oi, boa noite! Eu não percebo quando a minha voz altera e me incomodo mto quando alguém pede para que eu fale mais baixo. Isso já é "normal" de mim, eu não controlo, além do mais que eu me embolo muito quando vou falar as coisas, fico muito nervosa/ansiosa pra falar, e sempre reclamam disso...

Unknown disse...

Olá, meu nome é Geovana e desde pequena sempre falei alto, minha família tem um histórico de falar alto também,somos uma família barulhenta e minha risada também é bem alta ,eu tenho ansiedade e depressão sou muito emocional e acabo levando os meus sentimentos para minha voz e não sei como controlar ,já tentei mas não dura por muito tempo logo começo a falar alto novamente sem perceber e acabo ficando num beco sem saída, meus vizinhos reclamaram que falo muito alto e que dou risadas altas também, sempre fui assim e não me incomoda ser assim ,mas incomoda os outros , o que faço?

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá, Geovana!
O histórico familiar nos influencia, mas é possível adequar a intensidade da voz à cada situação da vida cotidiana.
Se mesmo praticando as dicas encontradas neste blog, você não perceber mudanças no volume da sua voz, procure um fonoaudiólogo para acompanhamento periódico.
Muito obrigada por visitar o Lugar da Fala!
Um abraço!

Quem esteve aqui este mês