BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reabilitação vestibular ou reabilitação labiríntica: o que é isso?


Tonturas e náuseas insistem em lhe perturbar? Você já procurou um profissional para avaliar isso?
Nosso equilíbrio é controlado por um sistema complexo, que envolve partes diferentes do corpo. Elas podem ser vistas na figura abaixo - olhos, ouvidos, sistema proprioceptivo:



Às vezes, o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio sofre danos que devem ser avaliados e tratados. Estudos mostram que cerca de 10% da população é diagnosticada com labirintopatia. Pode acontecer com pessoas de qualquer idade, sendo apontado mais frequentemente em adultos e idosos.
Os sintomas mais comuns são tonturas, náuseas, dores de cabeça, zumbido. Em crises mais fortes há queixas de vertigem (que é um tipo de tontura rotatória), vômitos e até quedas.
As causas mais comuns destes tipos de desequilíbrios são: traumatismos de cabeça e pescoço, infecções (por bactérias ou vírus), drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranqüilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.), erros alimentares, tumores, envelhecimento, distúrbios vasculares (hiper ou hipotensão arterial, arteriosclerose), anemia, problemas cervicais, doenças do sistema nervoso central, alergias e distúrbios psiquiátricos.(Fonte: Medicina Geriátrica)

O médico solicitará os exames necessários para o diagnóstico e, de acordo com o caso, recomendará a reabilitação vestibular, além da medicação para a superação da crise vestibular.
Esta forma de reabilitação consiste em exercitar corpo e cérebro para eliminar ou reduzir os sintomas apresentados em decorrência das crises labirínticas. O fonoaudiólogo adequará cada exercício de acordo com a condição do cliente no momento da consulta.
Procure um fonoaudiólogo para esclarecer suas dúvidas!


Fontes das imagens: Home remedies for you e Soundnet

Nenhum comentário:

Quem esteve aqui este mês