BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 24 de abril de 2012

Como ajudar seu filho a falar melhor - parte II


Recebo tantas perguntas sobre como ajudar as crianças em casa, famílias que não sabem se já é hora de procurar um fonoaudiólogo, famílias que não têm fonoaudiólogos na região, e outros casos no Brasil e no exterior.
É claro que não posso passar por e-mail o que um profissional faria, pois não tenho como resumir em uma mensagem todo o conteúdo aprendido em 4 anos de graduação mais outros tantos de pós-graduação.
Mas é claro que há formas de ajudar seus filhos antes de procurar um fonoaudiólogo, evitando que as dificuldades de fala se instalem ou até mesmo minimizando estas dificuldades espontamente.
Aqui vão algumas dicas:

1. Brinque com seu filho do que ele gosta de brincar. Gaste tempo com ele e envolva muito carinho na brincadeira. Independente de como está a fala da criança na brincadeiura, a sua fala deve ser modelo (fale corretamente).


2. Relaxe. Não queira que a criança fale TUDO CORRETAMENTE. Comunique-se tranquilamente com seu filho.

3. Envolva seu filho em algumas atividades nas quais você está envolvido (a). A criança vai sentir que participa e está incluída em sua vida.

4. A leitura sempre será um ótimo momento para vocês passarem um tempo agradável e com muita riqueza de conteúdo. Ali poderão observar a expressão oral um do outro. Divirta-se lendo!

Lembro a todos que os casos de dificuldades na linguagem oral que já estão instalados necessitam de TRATAMENTO ESPECIALIZADO. Procure um fonoaudiólogo!

Leia mais sobre o assunto em: Como ajudar seu filho a falar melhor

Fonte das imagens: CLIPART

2 comentários:

Direito de Ouvir disse...

Muito importante esse esclarecimentos para os pais, as vezes pequenas mudanças podem auxiliar muito no desenvolvimento da fala da criança. Parabens pelo blog.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Seja sempre bem-vindo(a) por aqui!

Quem esteve aqui este mês