BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 3 de julho de 2012

"Meu filho tem preguiça de falar"



Olá leitores
Hoje trago uma dúvida que aparece frequentemente nos comentários e vale a pena destacar este tema para que saibam minha opinião sobre "preguiça" de falar em crianças.
A linguagem verbal é algo constituinte do ser humano. Ao contrário de um bichinho (uso no diminutivo para não tornar  a comparação rude ou descortês) , para nós, a fala é algo natural.

Em linguagem não se considera "preguiça" quando uma criança apresenta a fala regredida ou com dificuldades. Seguramente ela está mostrando algo (não é possível saber "o que" sem a devida avaliação).
Alguém aí já teve preguiça de respirar, de comer quando está com fome ou de dormir quando está sonolento?
Pois a fala é algo maravilhoso na constituição humana que nos diferencia dos outros animais, que nos coloca em contato, atende nossas necessidades e nos posiciona no mundo.
Pode ser que esta ausência da fala ou o que os pais consideram "atraso" também tenha uma função de significar algo para aquela família. É mais eficaz investigar o que está ocorrendo do que simplesmente rotular a criança de PREGUIÇOSA.
Portanto, concluo reafirmando que crianças têm necessidade, desejo e prazer em falar. Se não estão conseguindo, devemos buscar uma avaliação fonoaudiológica para verificar o que está acontecendo.

Quer resolver em casa as dificuldades de fala de seus filhos? Leia: Como ajudar seu filho a falar melhor (em 2 partes) e Indicação de exercicios fonoaudiológicos



Imagem daqui



3 comentários:

Direito de Ouvir disse...

Parabéns pelo blog, sempre com informações relevantes... aguardamos novas notícias..=)

Ana Lucia disse...

Bom dia!
Minha bebe tem 1 ano e 4 meses e não fala nada!!!
Na verdade, na minha leiga opinião eu acredto que ela fale, mas nós não entendemos...É aquela linguagem comum de todos os pequenos.
Estou muito preocupada, pois meu filho (hoje com 15 anos) aos 9 meses ja dizia papa, mama, bobó, thiago entre outras palavrinhas.
Eu ja pesquisei muuuuito aqui na internet, e quanto mais eu leio, mais preocupada eu fico.
Ela não tem problemas de audição, é esperta, tem a coordenação motora perfeita, entende tudo o que dizemos, obedece a todos os comandos (pega o briquedo que pedimos, abraça e balança a boneca para "nanar", corre para o banheiro quando dizemos "vamos tomar banho?")... Enfim nao vejo nada de anormal, mas me preocupo bastante com o fato de ela não falar.
Se puder me ajudar, agradeço muito!
Mais uma vez, parabéns pelo blog, é perfeito!!!
Muito obrigada
Beijo
Ana Lucia

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Boa tarde, Ana Lucia,
Se você já leu a série recomendada: Como ajudar seu filho a falar melhor, também indico os e-books, disponíveis na aba superior do blog.
Um deles é gratuito. Fique à vontade!
abraço

Quem esteve aqui este mês