BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Como o fonoaudiólogo trabalha com crianças: a brincadeira na fonoterapia




Olá pais e professores, tudo bem?

Para quem ainda tem a dúvida: o que o fonoaudiólogo trabalha com a criança naquela sala fechada? Ele brinca? Faz exercícios?

Um paciente infantil que vem para fonoterapia, não vem "para brincar". Esta é uma informação importante aos familiares e que também deve estar clara para a criança, pois, se assim fosse, invalidaria o investimento de tempo e dinheiro feito pelos pais.

Com tanta informação que recebem na devolutiva da avaliação, algumas vezes, os pais ainda saem com dúvidas ou confusos sobre as técnicas usadas para trabalhar as dificuldades da criança no consultório fonoaudiológico.

Não voltem para casa sem esclarecer tudo. Os profissionais têm formas diferentes de trabalho e seguem distintas abordagens teórico-práticas, além de adequar sua ação para o determinado caso.

Diante destas especificidades, esclareço que as brincadeiras ou jogos utilizados em terapia (o que chamamos de atividade lúdica) têm a finalidade de despertar o interesse da criança para a melhora da comunicação (fala, voz ou escrita). Isso faz com que algo que não é concreto – a comunicação – tenha um significado real e afetivo para a criança. Assim, as atividades propostas possuem um objetivo claro. Não é ‘brincar por brincar’,  é brincar visando a pronúncia de determinado som, ou incentivando o diálogo com a criança.
Sabendo disso, a família poderá colaborar, acelerando o processo terapêutico, se aproveitar para falar corretamente e destacar os sons trabalhados na fonoterapia em suas atividades diárias e nas brincadeiras em casa. Por exemplo: Olha o som do chuveiro ou da chuva! – chchchchch... Vamos brincar de carrinho? – brrrrrrruuummm...
Lembre-se: o fonoaudiólogo que atende seu filho ou aluno deve orientá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tratamento!

Veja mais em: Como o fonoaudiólogo trabalha com crianças pequenas: os exercícios na fonoterapia e
Dicas aos Pais I
Quanto aos exercícios, falaremos em um próximo post. Confira!


Post atualizado em outubro/2019

23 comentários:

marcos disse...

Parabéns pelo blog!!
Possuo um blog de fonoaudiologia e tenho vc como parceira lá...
www.marcosfono.blogspot.com
grato!

Rudahyra Osswald disse...

que delicia, encontrei um blog conhecido!! hehe
adorei!!!

Dr. Sérgio Feitosa - Pediatra disse...

Importante esclarecimento. Muitos pais pensam que a fonoaudióloga tem que ficar por horas na frente da criança repetindo pronúncia correta de palavras.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

É Dr. Sérgio, tenho respondido a vários contatos sobre estas dúvidas e também sobre exercícios milagrosos...Se assim fosse, não precisaríamos estudar tanto, não é mesmo?
Abraço

kele disse...

oi meu nome e kely. eu tenho um fliho de 3 anos e ele ainda noa fala nada fiquei preocupada levei ele no pediatra ele encaminhou ele pro neuro e agora dia 1 dez ele faz um exame ressonancia pra ver o que ele realmente tem .entao estou muiot preocupada e ele e muito agitado n p quieto .sera por que nao fal ainda que e essa agitaçao aiai estou nuito triste com isso me ajude se puder obrigada ...

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Oi Kely
Os exames neurológicos darão mais informações, mas vale à pena também fazer uma avaliação fonoaudiológica, para ver especificamente as questões da fala. Só assim vocês poderão saber como ajudá-lo melhor.
Um abraço

Williane Lima disse...

Olá, meu nome é Williane e tenho um casal de gêmeos de 2 anos e 5 meses, sendo que a menina não fala muito pouco mas se eu pedir para soletrar junto comigo "ma-çã" ela soletra direitinho, mas depois peço para ela falar sozinha ela só fala "çã". Tem algum tipo de exercicio que eu possa fazer em casa com ela?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Como vai, Williane?
Obrigada por seu contato!
Vou indicar os posts com as respostas para tua pergunta: http://lugardafala.blogspot.com/2009/06/como-o-fonoaudiologo-trabalha-com.html e http://lugardafala.blogspot.com/2010/09/como-ajudar-seu-filho-falar-melhor.html
Abração

Anônimo disse...

olhar, meu nome e shirley moro no japao e tenho um filho de 4 anos e 10 meses que falar com bastante dificuldade.muito pouco por sinal,ele passou por uma pequena cerugia ,onde deu um cortinho ,para corta uma pele que deixava a lingua presa a 9 meses atraz.ele nao consegue pronucia as silabas com clares .e tambem ele nao consegue segura o lapis na possicao normal,ele pega com a mao fechadaonde o lapis fica reto na mao dele.ele estar na escola japonesa e conviver com criancas que falar o idioma japones.aqui o tratamento e nada,muito dificil o medico falar algo ou passar algum exame mais detalhado ,fala que e normal e que vai melhorar mais pra frente.fico muito preoculpada e tenho ajuda-lo no que posso procurando algo pela enternete.ele e muito bom com atividades de montar de percinha,mais pra dentar rabiscar algo e dificilou ate mesmo pintar .gostaria de uma opiniao de algum proficional ai do brasil,ja ate ligei pra dr.Katia Bianchi mais nao conseguir falar com ela por favor mim responda . meu email e toshiany@hotmail.co.jp grata shirley uma mae muito preocupada e nao tenho muito recussos

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Como vai, Shirley?
Procure um profissional especialista em linguagem aí no Japão, que deverá ajudar seu filho a se desenvolver com mais facilidade.
Há outros artigos aqui no blog que explicam como a família pode ajudar.
Um abraço

Anônimo disse...

MEU FILHO TEM 01 ANO E 3 MESES E NAP FALA NEM MAMAE AS VEZES SOLTA UM PAI, SERA QUE DEVO PROCURAR AJUDA?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Com esta idade, antes de procurar um fonoaudiólogo, observe: se ele atende quando chamado, se assusta-se com sons fortes, se conversam com ele, se há adultos ou crianças maiores brincando e conversando com ele, se quando ele quer alguma coisa é incentivado que peça não só apontando, mas também tentando expressar "algo" verbalmente (não sairão palavras perfeitas com esta idade), se há um único idioma falado na família, se sua linguagem está evoluindo com o passar dos meses.
Com estas informações você poderá avaliar as possíveis formas de ajudá-lo ou se precisará de ajuda profissional.
Agradeço sua visita ao blog e desejo um ótimo desenvolvimento ao seu filho!

Anônimo disse...

meu filho tem 3 aninhos e quando vai falar troca e c pelo t. Ex: casa - diz tasa, cachorro - tachorro.
o que devo fazer.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Para esclarecer sua dúvida, leia aqui no blog "Qual a idade para que a criança fale corretamente" (aqui: http://lugardafala.blogspot.com/2009/10/qual-e-idade-para-que-crianca-fale.html)
Agradeço a visita ao Lugar da Fala! Volte sempre!

Anônimo disse...

Boa tarde! Tenho um menino de 3 anos que ainda apresenta dificuldade de falar as palavras corretamente. Fala mais o final das palavras e ainda não formula frases com mais de 3 sílabas de maneira clara. Há pouco tempo descobri através de exame que ele tem carne no nariz, isso pode influenciar sua fala? Existe exercícios que posso fazer com ele? Desde já agradeço.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Sim, obstruções nasais dificultam a articulação clara dos fonemas. Quando0 esta obstrução é significativa, é necessário o tratamento otorrinolaringológico prévio à fonoterapia.
Quanto a sua questão sobre exercícios, leia aqui no blog o artigo "Indicações de exercícios Fonoaudiológiocos"
Agradeço a visita ao Lugar da Fala!

Anônimo disse...

Bom dia , meu filho tem 3 anos e 2 meses está na escola. E tem dificuldade para falar...Na maioria nao entendemos o q ele fala. Tenho uma dúvida, ele fez uma cirurgia de Hérnia, isso pode ter afetado...

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Bom dia,
Independente de que fatores podem estar interferindo no desenvolvimento de linguagem de seu filho, sugiro que marquem um consulta om um fonoaudiólogo para que uma avaliação fonoaudiológica possa esclarecer todas as suas dúvidas e tomar a conduta necessária para o caso.
Agradeço a visita ao Lugar da Fala!

Unknown disse...

OLÁ,EU TENHO UMA FILHA QUE TEM 7 ANOS,E TEM DIFICULDADES PARA PRONUNCIAR PALAVRAS C R,SEMPR SUBSTITUI PELO L,E TAMBÉM NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR NA MAIORIA O TEMPO,JÁ PEDI HÁ ALGUNS PEIATRAS PARA Q UE A ENCAMINHASSE ALGUM FONO,MAS ELES NÃO ACHARAM NECESSÁRIO.SÓ QUE JÁ ESTÁ COMPLICADO PARA ELA SE FAZER ENTENDER COM A MAIORIA DAS PESSOAS.POR FAVOR ME AJUDE.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Bom dia, Ana Valéria
Recomendo que leia uma publicação aqui no blog que pode ajudar com suas dúvidas:
http://lugardafala.blogspot.com.br/2012/05/nao-va-um-fonoaudiologo-espere-que-fala.html
um abraço e obrigada por ter nos visitado aqui no Lugar da Fala

Unknown disse...

Olá. Meu filho faz fono há 2 anos . hj ele está com quase 5 anos. Acho q o tratamento está demorando
. Ele tem o c. Muito empregnado na fala. Troca o t pelo c. O j. Pelo c. Às vezes me desespero.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Tânia
Converse com o(a) fonoaudiólogo(a) que está atendendo seu filho.
Certamente poderão ser parceiros neste processo.
Um abraço e boa consulta!

Marlene.oliveira@educacao.janauba disse...

Mais que o tempo é muito curto não tem que se discutir, e as seções não são baratas. E ainda tem aqueles que enche a criança de pirulito 🍭 aff.

Quem esteve aqui este mês