BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


domingo, 13 de junho de 2010

Por que eu falo muito rápido?


Já comentei sobre a taquifemia em outro post e hoje vou acrescentar algumas informações para quem tem dúvidas sobre este assunto, que ainda é pouco conhecido.
A taquifemia é uma forma de disfluência bem parecida com a gagueira.
Ela também se manifesta através de repetições, hesitações ou quebras na fluência e por isso é frequentemente confundida com a gagueira.
A diferença fundamental entre as duas formas de disfluência é que as pessoas que apresentam taquifemia, não tomam conhecimento de sua dificuldade. Elas falam com uma velocidade bastante aumentada, "tropeçando nas palavras", repetindo sílabas e cortando as ideias (vários assuntos misturados), o que torna o discurso confuso e pouco atraente ao ouvinte. E, em geral, são falantes desinibidos, não evitam situações de fala como aqueles que apresentam gagueira.
Por isso, estas pessoas chegam para atendimento fonoaudiológico porque a família, os amigos, ou os colegas de trabalho reclamam que não as entendem.
É importante tomar consciência das dificuldades e característricas de sua fala para o sucesso do tratamento.
Com a avaliação e o tratamento adequado é possível melhorar a fluência da fala.
Procure um Fonoaudiólogo!

52 comentários:

Anônimo disse...

ola, eu não consigo me expressar direito e falo com rapidez,as vezes leio e não consigo entender nada do que li. por favor me ajude.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá
Recomendo que você busque a avaliação e acompanhamento de um fonoaudiólogo. Se estes sinais que você mencionou estão lhe incomodando, é hora de cuidar de sua comunicação.
Leia mais sobre isso aqui: http://lugardafala.blogspot.com/2010/08/dificuldades-de-fala-em-adultos.html
Boa consulta e obrigada pela visita ao blog!

patricia disse...

oi eu falo muita coisa
minha amigas falam que eu não simplifico e falo a minha vida inteira
pareço uma metralhadora que eu faço?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá Patricia
Marque uma avaliação fonoaudiológica aí na sua cidade. Se suas amigas estão avisando que sua fala pode melhorar, aproveite que elas estão te ajudando nisso. Muitas vezes nós não conseguimos perceber sozinhos as nossas dificuldades.
Obrigada pela visita ao blog e boa consulta!

Anônimo disse...

Boa noite! Falo rápido e a maioria das pessoas que conheço reclamam de tal situação. Além disso, fico muito nervoso quando falo em público e, por conseguinte, me dá branco. O que posso fazer para solucionar esse problema?
Grato,
Patrick

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá Patrick
Sugiro que você busque avaliação e acompanhamento de um fonoaudiólogo. É importante examinar fisicamente e verificar como seu organismo lida com as situações de fala.
Grata pelo comentário e pela visita aqui no Lugar da Fala.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Wictor Oliveira, sou estudante de jornalismo e temo não crescer na profissão pelo fato de eu falar MUITO rápido e "abafado"!! Quando falo as pessoas me ignoram. Quando tento falar devagar acho que estou soletrando as palavras de tão lento. Já fiz exercícios, mas não solucionaram, eu acho que sozinho não consigo. Kátia, você teria alguma "solução"??

Meu email é wictor_ig@hotmail.com
Antecipadamente agradeço, abraço.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Oi Wictor
Obrigada pelo contato e que bom que você está olhando para estas questões da comunicação mesmo antes de se deparar com o mercado de trabalho. Parece que você já está consciente de que, se já fez tentativas de resolver sozinho e não deu certo, é melhor procurar um fonoaudiólogo para te ajudar. Fique tranquilo, pois o acompanhamento fonaoudiológico, atualmente,costuma ser focado, com metas acordadas entre o cliente e o profissional, o que ajuda a buscar resultados com ferramentas mais direcionadas.
Abraço e boa consulta!

Anônimo disse...

olaa tudo bem?eu falo muito rapido,as vezes nem eu entendo oque eu falo,muitas pessoas até me dão apelidinhos devido a meu problema,vc pode me ajudar,pelo menos me informando quando custa mais ou menos uma consulta com um fonoaudiologo?
não aguento mais isto,muito obrigado desde jah
boa noite

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá
Aqui no blog você encontra várias dicas para melhorar a fala, mas caso não consiga resolver sozinho(a), deve procurar avaliação e acompanhamento especializado com um fonoaudiólogo.
Os valores das consultas variam de acordo com a região do país e da realidade local. Ligue para um consultório na sua cidade e verifique os valores no local onde pretende realizar o tratamento.
Boa consulta!

michelle disse...

eu falo muito rápido e nem sinto ,me torno motivo de chacota dos outros e me sinto diferente queria mudar isso ,pois me sinto deprimida quando os outros me zoam

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá Michelle
É realmente constrangedor, quando nossa fala não corresponde às nossas expectativas. Aqui no blog (http://lugardafala.blogspot.com/2010/11/como-posso-falar-mais-devagar_29.html) coloquei algumas possíveis formas de falar com mais clareza, mas se você está com muita dificuldade, marque uma consulta fonoaudiológica e proponha-se a comunicar-se de forma diferente. Os resultados podem ser surpreendentes.
Um abraço e seja sempre bem vinda ao Lugar da Fala

Anônimo disse...

oi meu nome é Thais eu tenho um grande problema quando vou falar certas palavras eu troco. eu sei como fala mais na hora de dizer a palavra saie totalmente errada..e eu falo muito rapido . e misturo um assunto com outro oque eu faço? queria aprender falar melhor e que as pessoas ouvisse oque dizendo sem ficar perguntado oque voce falou?

Obrigada

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Bom dia, Thais
Aqui no blog você encontrará várias dicas para melhorar a fala. Se você perceber que ainda está muito difícil, procure a avaliação e acompanhamento especializado com um fonoaudiólogo.
Um abraço e seja sempre bem vinda por aqui

Anônimo disse...

boa tarde meu nome e Romário,
eu tenho muita dificuldade no falar, pois eu falo muito rápido, as vezes tento falar mais devagar más não consigo, gostaria de saber se tem algum exercício ou uma outra sugestão para melhorar a minha fala, desde já agradeço, um abraço.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Bom dia, Romário
Se você diz que já está tentando e tem consciência de que esta é uma dificuldade na sua fala, e ainda assim, não está conseguindo, a melhor solução é avaliar com um fonoaudiólogo para verificar quais os fatores que interferem em sua velocidade e ritmo de fala e como "desacelerar" esta fala de forma natural.
Boa consulta!

Anônimo disse...

OLA EU ME CHAMO GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE POIS EU FALO MUITO RAPIDO, NO TRABALHO NA FACULDADE NA HORA DE APRESENTAR TRABALHOS NINGEM NUNCA ME ENTENDE E SEMPRE HA MUITAS RECLAMAÇÕES DE TODO MUNDO E ISSO ACABA ME ESTRESSANDO POR TER QUE REPETIR POR VARIAS VESES A MESMA COISA .UM DIA DESSES EU ESTAVA VENDO UM VIDEO EM QUE EU APARECIA NA CENA EU NÃO ENTENDI NADA DO QUE EU FALEI

Anônimo disse...

boa tarde eu me chamo pamela augusta gostaria muito que vc desse dicas ja que vc é fonoaldiologa pois se nos queremos uma dica para melhorar a gagues ou falar mais devagar é claro que ja fomos ao fonoaudiologo ou entao não temos condiçoes para ir portanto seria legal se vc postasse mais dicas obrigada

Anônimo disse...

olá. Dr.Katia. indiferente de todos a cima nos comentarios, eu tambem falo rapido demais, quando criança minha fala era normal, so falo rapido quando estou nervoso,cansando, estressando... as vezes nem eu mesmo entendo... tenho muita dificuldade em falar palavras curtas...
se possivel vc me daria umas dicas, ja estou a procura de um fonoaudiologo...
acho que esse problema tem solução..
muito obrigado.
Feliz 2012!!

Marcello

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Aos internautas que deixaram os três comentários acima, agradeço pelas visitas e sugestões.
Há várias dicas aqui no blog e também no www.blogpalavra-chave.blogspot.com.
Continuarei postando dicas semanalmente sobre vários assuntos da fonoaudiologia.
Abraços

Anônimo disse...

Não aguento mais tanto constrangimento decorrente da rapidez com que falo. Me mandem alguma técnica para amenizar.
Atenciosamente,
Kátia

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá Kátia
A melhor técnica para controlar a velocidade da fala é articular adequadamente todos os sons das palavras faladas. Se você não consegue fazer isso, marque uma avaliação fonoaudiológica e avaliem onde está a dificuldade para então tratar.
Boa consulta!

Cizo Tomelin disse...

Olá, meu nome é Darci, tenho 17 anos, sou ator e acabei de descobrir que tenho Taquifemia, falo muito rápido, a maioria das pessoas não entendem o que eu falo, engraçado que antes, até no palco ou gravando alguma cena eu falava rápido de mais, comecei a me policiar e consegui um bom resultado comparado com o que eu falava, eu nunca pensei que isso fosse uma "doença" achava que era afobação ou pressa... Por indicação de uma amiga, procurei uma Fonoaudiologa que me disse que eu não tinha nada, que era "coisa pouca" que se eu me controlasse eu conseguiria, em alguns lugares eu falo normal, devagar, já em outros eu até fico constrangido, eu percebo que falo rápido, e fico até nervoso... Até que hoje decidi pedir ajuda ao google e vim parar aqui, vou usar suas dicas e procurar outra fonoaudiologa, obrigado e parabéns!

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Caro Darci
É uma alegria receber sua visita por aqui!
Saiba que a sua percepção da alteração na fluência vai ajudá-lo muito no tratamento.
Obrigada pelo comentário e boa consulta!

Anônimo disse...

OLA,TUDO BEM!EU FALO MUITO RAPIDO,ISSO PREJUDICA MUITO MEU TRABALHO!EXISTE ALGUMA FORMA Q EU POSSA ME TRATAR?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Sim, há tratamento. Marque uma avaliação fonoaudiológica e verifique com o profissional quais as dificuldades apresentadas quanto ao aumento da velocidade da fala e como é possível mudar o padrão de fala.
Agradeço a visita ao blog!

Anônimo disse...

olá!
sou professora de matamática e sempre meus alunos pedem pra que eu repita a explicação pq eles nao entederam pois falei muito rapido e isso acaba ficando muito chato e me sinto constragida com isso.Existe alguma maneira de melhorar a minha fala?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Sim, a fala pode ter a velocidade diminuída a partir de conscientização e utilização de novas estratégias para falar mais devagar. Aqui no blog há 3 artigos "Como posso falar mais devagar". Se ao seguir as dicas, você não conseguir diminuir a velocidade de sua fala, procure um fonoaudiólogo para avaliar se há uma alteração de fluência que deve ser tratada.
Obrigada pela visita! Volte sempre ao Lugar da Fala.

Evaristo disse...

Eu falo muito ligeiro e as vezes ninguem entende nada. Mas no telefone eu falo mas normal.
Por que sera?
Evaristo

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Oi Evaristo
Só uma avaliação fonoaudiológica pode esclarecer se é uma alteração de fala ou só um hábito de fala.
Descubra isso na avaliação e boa melhora pra você.
Agradeço a visita ao blog! Volte sempre!

Gi Winter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu falo muito, pulo de um assunto pra outro com grande rapides, falo muito rápico e grande parte das vezes nao consigo ouvir as pessoas, eu corto o assunto delas e falo o meu. Isso é vergonhoso mas nao consigo evitar. Tenho fugido das pessoas pq sei que dou dor de cabeca nelas (até em mim mesma apos uma conversa). Dou explicacoes desnecessarias e falo coisas desnecessarias enfim... ser objetivo pra mim é algo praticamente impossivel. Sou muito boa com as palavras (dinamica e inteligente) mas isso esta interferindo na minha vida (e muito). Vc acha que posso ter taquifemia?

Também nao consigo ler em voz alta, pq acabo atropelando o texto todo. Ando aprendendo ingles mas a pronuncia nao tem sido facil de aprender exatamente pelo fato de eu falar muito rapido. Por favor me ajude, ha tempos tento melhorar mas nao consigo.

Moro em outro país e nao falo muito bem a lingua local. Como vou poder falar com um fonoaudiologo?

Você conhece alguma comunidade no orkut, livros ou qualquer coisa com exercicios para eu exercitar a melhora disso tudo?

Obrigada de coracao pela ajuda, perdoe me o texto grande mas coloquei logo todos os sintomas pq estou desesperada.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Há várias dicas aqui no blog e também no www.blogpalavra-chave.blogspot.com.br de exercícios que podem ajudá-la. Se não houver melhora pode ser sim uma taquifemis e aí você deverá procurar um fonoaudiólogo.
Obrigada por visitar o Lugar da Fala!

Anônimo disse...

Obrigado, vou "xeretar" os blogs e fazer os "exercicios". Se nao surtirem efeito procurarei ajuda.

Anônimo disse...

Olá pessoal.. tbm tenho esse problema de falar muito rapido.. estou tentando um tratamento q eu mesmo elaborei e está dando resultados.. eu me filmo 1h/dia cantando ou discursando, e vejo em quais momentos eu falo rapido, e cada vez tento consertar isso... e está parece que está funcionando.. Abraços a todos!

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Que bom que está funcionando!
Sucesso para você!

Anônimo disse...

Olá,sempre em situações de stress , ou ter que tomar uma decisão rápida eu travo, ou me expresso com muita dificuldade. Em contra partida quando me encontro calmo falo normalmente até muito bem , com pausas, com expressão , ritimo agradavel. Mais em qualquer situação com um pouco de stress, tenho dificuldade. Pode me ajudar
obrigado.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Leia aqui no blog os textos sobre "fluência da fala". Eu não consegui compreender exatamente o que acontece, mas talvez seja esta a sua dificuldade. Nestes textos você encontrará respostas e sugestões.
Agradeço a visita ao blog!

ISAQUEBARROS disse...

Obrigado! Fga Kátia

Anônimo disse...

Oi, eu sou umna pessoa que não gosta de falar, bom, dependendo do dia rs, mas toda vez que eu falo, eu não consigo expressar minhas ideias, minha língua enrola, e minhas ideias ficam muito confusas, é como se fosse um acumulo de ideias (por que eu penso de mais e não falo quase nada) dai quando eu vou falar acontece isso da língua enrolar e ficar tudo confuso, nem sei mais o que fazer. Não tenho condições para ir fazer uma avaliação médica nem nada do gênero.
Agradeço desde já .

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Qual a sua dúvida?

Anônimo disse...

Eu nao consigo mecomunica muito

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Consulte um fonoaudiólogo para ajudá-lo a comunicar-se melhor.

Ritmus.gospel disse...

realmente é mto chato ser assim, meu nome é walter e eu desde pequeno nao gosto de falar, pois as pessoas riam de mim, me provocavam me mandavam falar mais devagar sendo q eu me enendia perfeitamente, ate q um dia me filmaram em um celular e eu me senti mal em nao entender nada q eu msm tinha falado.

Anônimo disse...

ola, eu não consigo me expressar direito e falo com rapidez,as vezes leio e não consigo entender nada do que li. por favor me ajude.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Caro leitor do blog,
Algumas pessoas precisam de atendimento fonoaudiológico mesmo. Se você já tentou praticar as dicas que leu aqui: http://lugardafala.blogspot.com.br/2010/11/como-posso-falar-mais-devagar_29.html e http://lugardafala.blogspot.com.br/2011/06/como-falar-mais-devagar-2.html sem resultados satisfatórios, é melhor, buscar ajuda de um fonoaudiólogo.
Boa consulta!

Ro disse...

Olá, gostei bastante deste blog, tenho dúvidas sobre a minha fala, articulo bem as palavras, tenho coerência no que falo, as pessoas me entendem, mas quando estou nervosa falo mais rápido, teve situações em que dois médicos que consultei, especialidades diferentes, me pediram exames da tireoide por falar acelerada, deu normal, agora fico com receio de conversar e acharem que falo rápido demais. Devo procurar ajuda de um profissional?

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá, Ro
Sim, é melhor que você avalie sua fala com um fonoaudiólogo. É possível que você não esteja percebendo alguma questão na fala relacionada ao seu estado emocional. Boa consulta e obrigada pelo comentário!

Unknown disse...

Ola queria dicas para falar menos as pessoas acham que eu falo muito !!!!

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Bom dia, Jonas
Quando as pessoas acham que falamos muito é porque não estamos conseguindo ser objetivos e diretos.
Minha dica é: pense em qual a mensagem você quer passar e então tente dizer em isso da forma mais simples e direta.
É claro, isso é só o começo. Observe porque você fala tanto. É ansiedade? É muita exlicação? É dificuldade para expressar uma ideia? Aí talvez você precise de ajuda.
Obrigada pela visita ao blog!

Unknown disse...

Oi eu Me chama Ronaldo, eu só falo muito rápido e atropelo as palavras
E gostaria de comunicar normal bem

Para que as pessoas me entende

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Ronaldo!
Tem várias dicas e exercícios aqui no blog.
Se ainda assim, você perceber que precisa de ajuda, sugiro que busque ajuda profissional.
Não fique com dificuldades para ser entendido.
Obrigada pela visita ao Lugar da Fala e espero que você consiga falar como deseja!

Quem esteve aqui este mês