BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Como detectar se a sua comunicação está com problemas



Esta foi uma pergunta de um leitor do blog que achei interessante comentar aqui: Como detectar problemas fonoaudiológicos?
Você tem dúvidas se tem um problema que precisa tratar ou apenas uma pequena dificuldade de comunicação que pode ser resolvida com práticas simples como as que leu aqui no blog? Primeiro experimente exercitar estas dicas que você tem encontrado aqui.
Tentou, mas não vê melhora ou encontra muitas dificuldades?
Então, veja e anote aí quais os sinais que indicam que você deve procurar um fonoaudiólogo:
(   ) Você evita falar porque não gosta de como se comunica.
(   ) Você percebe que não consegue pronunciar algum som da fala .
(   ) Você percebe que tem alguma característica que o incomoda muito na sua comunicação/as pessoas da sua família também apresentam o mesmo tipo de voz ou fala.
(   ) As pessoas frequentemente apontam problemas na sua fala.
(   ) As pessoas frequentemente apontam problemas na sua voz.
(   ) As pessoas frequentemente confundem você ao telefone (achando que é do sexo oposto, mais velho ou perguntam se está resfriado).
(   ) Você fala tão rápido que ninguém entende.
(   ) Você fala tão devagar que ninguém espera você terminar e vão logo adivinhando o que você ia dizer.
(   ) Você fala tão baixo que ninguém ouve e sempre precisa repetir para ser entendido.

Além dos sintomas já mencionados aqui no Lugar da Fala e no blog PalavraChave que indicam problemas vocais, estes citados acima podem ajudá-lo a detectar outros problemas que podem estar encobertos.
Esta lista enumera apenas alguns sinais.  É claro que só um avaliação profissional poderá identificar qual é exatamente a sua dificuldade e levará a um tratamento adequado.

Minha dica é: não fique aí sofrendo e se isolando do seu grupo social. Procure logo a ajuda de um fonoaudiólogo!

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu falo muito rapido ninguem entende, preciso repetir varias vezes para entenderem. eu sou muito calada na escola por isso tenho mdo de rirem de mim.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Já procurou um fonoaudiólogo para avaliar a sua comunicação? Então, marque uma consulta e esclareça suas dúvidas com ele que terá os dados para dar orientações sobre o seu caso.
Obrigada pela visita e veja sempre dicas de comunicação neste blog.

Anônimo disse...

Quando vou falar alguma coisa com uma pessoa que não tenho costume de converça,eu enrrolo a ligua,eles disem que converço muito enrrolado.Tenho muita dificuldade para proniciar "166".Tem alguma dica pra mim.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Sim, minha dica é que faça uma avaliação fonoaudiológica para identificar qual é a sua dificuldade e como resolver.
Grata pela visita ao blog!

Anônimo disse...

eu falo muito alto sem perceber estou quase gritando preciso melhorar isso urgente,meu avô era surdo será que é por isso q eu grito não falo?me sinto constrangida quando estou no mei de amigose percebo que minha voz é a mais alta ,até meu namorado pediu para eu falar baixo fiquei e fico mal com isso.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Cara leitora
Sugiro que realize uma avaliação audiológica para verificar se não há alguma alteração que a impeça de realizar o próprio monitoramento auditivo.
Agradeço a visita ao blog!

Anônimo disse...

Eu tenho uma otim a comunicação porem na hora de uma entrevista de emprego eu fico muito nervosa e falo muito rapido e começo a gaguejar isso me chatea muito o uqe eu faço?

Anônimo disse...

falo muito alto e correndo quando tem muita gente, quando to sozinha. sempre falo alto. quando me empolgo então é um horror......... ai me sinto triste e estou cansada de ser chamada a atençao........... o que posso fazer.........obrigada

Fga. Kátia Bianchi disse...

Olá leitora anônima,
Postei aqui no blog 2 artigos que poderão lhe ajudar: http://lugardafala.blogspot.com.br/2011/04/como-falar-mais-baixo.html e http://lugardafala.blogspot.com.br/2010/11/como-posso-falar-mais-devagar_29.html.
Agradeço a visita ao Lugar da Fala!

Anônimo disse...

Muitos amigos e familiares já me disseram várias vezes que falo rápido. E eu mesma ja percebi isso. Acho até que a timidez qe apresento esteja um pouco ligada com isso pois as vezes evito situações de fala por medo de falar muito rápido e de não me compreenderem e acabo me isolando, ter qe repetir várias vezes o que falo é mt chato!. Acho muito ruim isso. Várias vezes já fui alvo de brincadeiras e um "simples" "nossa vc fala muito rápido" já me deixa mal" . Me ajude. Não tem alguns exercícios que posso fazer para diminuir a velocidade da fala? Quanto custa geralmente uma consulta em um fonoaudiologo? Desde já agradeço. Abraço..

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá
Os outros costumam apontar se percebem alguma dificuldade na nossa fala. Se as queixas se repetem devem ter algum fundamento. Recomendo que você leia as postagens sobre "fluência" aqui no blog e consulte um fonoaudiólogo, se necessário. O valor do tratamento varia conforme a região e conforme o profissional. É melhor você pesquisar ligando direto na sua cidade.
Obrigada pela visita ao Lugar da Fala e boas festas pra você!

Quem esteve aqui este mês