BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meu filho ainda não fala o “r”


Muitas famílias têm este questionamento sobre o limiar de idade em que as crianças devem falar corretamente. Sabemos que seres humanos variam em seu desenvolvimento e tudo o que podemos prever são alguns períodos esperados, mesmo assim, isso pode variar um pouco de uma criança para outra.
Então cabe à família uma escolha:
aguardar a melhora espontânea, sem previsão de melhora ou quando isso acontecerá. Alguns mascaram a dificuldade, distorcendo o som que têm dificuldade - você já deve ter ouvido alguns adultos com  fala de difícil compreensão.
 ou
- buscar ajuda e evitar tratamentos tardios (que possivelmente serão mais demorados). Isso também evita uma possível inibição/vergonha da criança na hora da fala 
A literatura aponta que até no máximo 7 anos o fonema /r/ está presente na fala das crianças que formaram grande parte da amostra estudada.  
Devemos considerar, entretanto,  que com a quantidade de estímulos e informações nos quais os nossos pequenos de hoje estão imersos, é comum vermos grande parte deles produzindo o fonema /r/ até antes dos 4 anos  com um padrão semelhante ao do adulto. E com isso, quero dizer que as crianças já são capazes, cada vez mais cedo, de produzir todos os sons da fala, inclusive o /r/ que geralmente é um dos últimos fonemas a ser adquirido em seu desenvolvimento.
Isto não significa que esta idade é limite. 
Observe, então, se seu filho tem desenvolvido a fala, falando mais claramente com o tempo e produzindo os fonemas cada vez mais parecidos com a fala adulta. Isso deve ser bem identificado com o passar das semanas e dos meses. Comemore com ele cada progresso!!!
Caso contrário, se perceber dificuldades nesse desenvolvimento, é recomendável marcar uma avaliação fonoaudiológica.

8 comentários:

Angela disse...

Olá, andei lendo alguma postagens, e suas respostas. E minha duvida seria mesmo se já esta na hora de levar meu filho à fono.
Ele esta com 4 anos e meio, e nao consegue pronunciar o "r" entre as consoantes.
Ex; BrENO que é o nome dele, ele diz BENO
BrASIL = BASIL;
TrEM = TEM;
PrOFESSORA = POFESSORA
Além das orientações postadas, há alguma outra sugestao para esse probleminha?
grata

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Oi Angela
Basicamente as orientações estão todas aqui no blog.
Se você observa que ele não está conseguindo, marque uma consulta fonoaudiológica, ok?
Um abraço

viviane disse...

olá meu filho tem 2 anos e 4 meses e ainda naum fala só gesticula e murmura uns sons,estou muito preocupada já levei ele na pediatra mais ela disse ke isso é normal ke ele ainda não precisa de fono,poisele ouve bem ,td ke pede pra ele só falando o nome do objeto sem mostrar ou apontar ,ele sabe .então ela disse ke ele ouvi muito bem ,que pode demorar assim mesmo algumas crianças pra fala,mais estou apreensiva pois meus outros filhos na idade dele falavan de tudo oke deve fazer?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Oi Viviane
Vejo que a sua inteligência de mãe lhe diz que algo está errado. Marque uma avaliação fonoaudiológica para seu filho.
Como será que um pediatra sabe se uma criança vai ou não melhorar? Se seu filho apresenta sintomas médicos e você não vai ao médico, os médicos concordam com isso? Pois eu recomendo que você siga, sim, a sua inteligência de mãe e busque a ajuda adequada (uma consulta fonoaudiológica). Pela idade ser pouca, seu filho recuperará o tempinho de atraso de fala com muito mais facilidade do que se esperar para levá-lo com 8 ou 9 anos.
Um abraço e obrigada pela visita ao blog.

Mãe a procura de ajuda. disse...

Olá bom dia. Meu filho tem15 anos e problemas em se expressar em público atualmente na escola os professores tem a visão de uma pessoa retraído e eu não sei o que posso fazer para resolver. Quero muito poder ajudar mas ele se mantém da mesma maneira , passei com neurologista,fino mas nada mudou exames foram feitos e se mantém tudo igual espero que possa me ajudar obrigada.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá,
Infelizmente não posso ajudá-la, sem conhecer o caso mais a fundo. É natural que adolescentes não queiram se expor, mas se isso está interferindo na vida de seu filho, é necessário marcar uma avaliação fonoaudiológica para verificar eventuais dificuldades que estejam dificultando sua conduta como falante.
Obrigada pelo comentário e tenham uma boa consulta!

Unknown disse...

Olá. ..Estou preocupada meu filho não está falando o "r"em algumas palavras,Como devo ajudar? Ele tem 5 anos

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Bom dia,
Procure aqui no blog, a sessão "como os pais podem ajudar" e também há disponibilidade de baixar os e-books com dicas valiosas.
Bom trabalho!

Quem esteve aqui este mês