BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


terça-feira, 16 de junho de 2009

Como o fonoaudiólogo trabalha com crianças: os exercícios na fonoterapia



Depois de esclarecermos sobre a função das brincadeiras e jogos na fonoterapia, vamos entender mais sobre o trabalho do fonoaudiólogo. Que tipo de exercícios são feitos para melhorar a fala das crianças?
Dependendo da dificuldade da criança, o fonoaudiólogo vai determinar qual é o seu objetivo e planejar quais as ações que vão ajudar neste caso.
Por que “neste caso”? Porque cada paciente tem uma estrutura física, um funcionamento muscular, uma organização da linguagem, um histórico de vida, uma situação familiar diferente.
É por isso que não é possível dar uma receita aqui: “para tal problema: faça este exercício”.
Foi para avaliar e tratar cada caso que o Fonoaudiólogo estudou na sua formação e deve estar atualizado com as novas técnicas, a fim de decidir qual o procedimento adequado para cada caso.
Assim, a partir dos resultados da avaliação fonoaudiológica, se necessário, são escolhidos exercícios musculares. Isso será fundamental quando determinado grupo de músculos da fala e/ou da voz precisam ser fortalecidos ou sua ação atenuada. Nessa etapa determina-se a quantidade necessária de prática dos mesmos.
Portanto, somente o profissional que avaliou presencialmente e verificou todas as condições daquela estrutura oral, facial e laríngea pode emitir parecer ou recomendar determinado tratamento para aquele paciente.
Qualquer dúvida, pergunte aqui.


Para os pais que solicitam exercícios para seus filhos: não percam o artigo dos Mitos sobre os exercícios de fala e tratamento de fonoaudiologia neste blog.

Veja mais em: Como o fonoaudiólogo trabalha com crianças: a brincadeira na fonoterapia
 e Indicação de exercícios fonoaudiológicos.

Atualização deste post!!! outubro/2019
Veja também o e-book: "Manual para pais que querem ver seus filhos se expressando bem"

E não esqueça: o fonoaudiólogo ajudará você a esclarecer suas dúvidas!

225 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 225 de 225
From the CMO disse...

Ola! Moro nos EUA, e meu filho de 6 anos nao consegue falar os erres como falamos no Sul, como em Brasil. Ele fala Biasil, ou pratica fala piatica. So consegue falar o erre pucado como gringo ou caipira, rs! Existe algo que eu possa fazer? Os fonos daqui nao ensinam isso, pois nao consideram parte da lingua inglesa. Eu faco questao que o guri fale o melhor portugues possivel.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Boa tarde, leia aqui no blog:
http://lugardafala.blogspot.com.br/2010/10/indicacao-de-exercicios.html
Agradeço a visita ao Lugar da Fala!

Anônimo disse...

Ola. Tenho um filho de 2anos e 5meses e ainda não fala nada. Nem papa nem mama. Procurei profissionais e sei atraves de exames que ele ouve bem. O que e como a fono.. vai trabalhar com ele pra ajudar na fala? Obrigada

Unknown disse...

Bom dia!!! Eu quero orientações do que posso fazer para ajudar meu filho. Ele tem 7 anos e tem dificuldade com palavras com a letra R, ele nao consegue falar o R, por exemplo: ele não fala MORCEGO e sim MOCEGO, fardo e sim FADO; ... essas são algumas dad palavras que não consegue falar. Percebi que são as palavras que tem ar, er, ir, or, ur.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá
Com esta idade, o fonoaudiólogo trabalhará a linguagem por meio de atividades lúdicas.
Quer entender melhor?
Leia aqui: http://lugardafala.blogspot.com.br/2009/05/como-o-fonoaudiologo-trabalha-com.html
Obrigada pelo contato e pela visita ao blog.

Anônimo disse...

oi?meu filho nasceu com lábio liporíno ele tem 4anos des dos 8 mÊs que levo ele na fono.mas ele fala muito pouco não sei mais oque fazer jÁ trocamos de fono 3 vez agora ele ta com uma que parese que tem muita experiencia ela ja teve casos com liporíno e fenda ja não sei oque faço ele chora muito porque na escolinha ficam rindo dele que ele não fala me ajuda! muito obrigado abraço

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Mariana,
Um fonoaudiólogo pode avaliar seu filho para ver se esta dificuldade tem a ver com questões orgânicas, musculares ou fonológicas. Boa consulta!

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá leitor anônimo,
Fico tranquila em saber que você procurou ajuda para seu filho desde pequenino, pois há muito a fazer nestes casos. Confie na profissional que o está atendendo e pergunte quando tiver dúvidas. Quanto às questões da escola, às vezes pode ser que uma orientação psicoterapêutica ajude. Toda ajuda é bem-vinda!
Obrigada por visitar o Lugar da Fala!

Carla Ramony disse...

Pessoal Li na observação que vocês não recomendam exercícios mas tenho uma aluna com dislalia, ão consegue pronunciar o "r". E na cidade em que moramos não há fonoaudiólogo. Existe alguma sugestão de como posso ajudá-la.

Unknown disse...

Boa tarda, meu filho de 4 anos e 7 meses, tem bastante dificuldade na fala, ele troca as letras e muitas coisas que ele diz ate eu que sou mãe não entendo.Ele vai começar a fono agora, mais tive uma duvida essa fono não faz exercícios individuais, ou por idade, isso esta certo??Na sala tem varias crianças tipo umas 7/8 de diferente idades umas com 5 anos outras com 10 anos e todas fazem o mesmo exercícios, queria saber se isso esta correto?Obrigada.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Oi Carla,
Como você leu, não recomendo exercícios, e não são só exercícios que resolvem. A escola pode ajudar respeitando a criança, orientando aos outros alunos que também a respeitem. Incentivem que ela se expresse e promova brincadeiras que permitam distinção entre os diferentes sons das palavras. Além disso, seria indicado procurar um fonoaudiólogo nas proximidades. Espero que logo tenham um profissional por aí.
Abraço e obrigada pela visita ao blog!

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Oi Jociane
Agradeço a sua visita ao blog.
Sobre o trabalho de outros profissionais, sugiro que você consulte o Conselho de Fonoaudiologia da sua região (veja o contato aqui:http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/conselhos-regionais/)
Grande abraço!

zeninha disse...

ola doutora meu filho acabou de fazer tres anos ele e muito sapeka e nao fala muito fala papai mamae vovó,vovô as vzs fala bol pra dizer bola ou bolo ele entende o que falamos pra ele fala tchao fala titi quando quer dizer xixi fala pão,pros animais ele fala au au ou mião,ele se comunica mais com gestos do que com palavras fala agu pra pedir agua fala nhao pra dizer aviao,so conta ate o dois na verdade le aprendeu do dois,ele teve um problema dentario que estragou todos os dentes ele ouve bem ve bem e muito dengoso,fala pépé quando quer dizer pé ele ,quando fala cavalo pra ele ele da un pulos quando falo palavras pra ele as vzs ele tenta repetir outras vzs se nega fala nao se incistir muito se nega e chora.a pediatra disse que o que percebeu foi um leve atraso na fala levei ao neurologista por que uma dentistta disse que percebeu que ele tinha deficit de atençao mais o neurologista disse que el e muito novinho pra dar diagnostico e disse que ele entende as coisas que por esse motivo precisava avaliar ele de novo e pediu um retorno ai disse que ia encaminhar ele pra um fono e horrivel pra mim por que vejo outras crianças da mesma idade e mais novas falando tudo e as criticas eu ouço o tempo todo que a culpa e minha por que eu nao ensino mais nao e verdade eu ensino fica todo mundo falando ah ele ja devia falar e isso me incomoda de mais eu queria pedir um favor muito especial se puder me ajudar ja procurei fono gratuito tem so em goiania nao tenho condiçoes de ir la gostaria que me ajudasse me indicando um fono gratuito na regiao de brasilia df agradeço muito se puder me ajudar pois ja estou ate com depressao por meu filho ser diferente.muito obrigada por ter criado esse blog tirei algumas duvidas aqui.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Zeninha, para obter informações sobre fonoaudiólogos na sua região contacte: http://www.crefono5.org.br/ ou http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/.
Espero que consiga um fonoaudiólogo aí perto.
Um abraço!

Arquimedes disse...

Boa tarde: tenho um filho que tem problema de escrever errado, trocando o D pelo T e vice versa, gostaria de saber como posso ajudar, ele ja passa com uma fonoaudiologa a 8 meses, mas não estou vendo resultado, já falei com ela e ela me disse que demora mesmo, será que tem algum exercicio que eu possa estar fazendo com ele em casa, gostaria muito da sua ajuda
Obrigado.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Arquimedes
Para dicas de como ajudá-lo leia no assunto ESCRITA no lado direito aqui do blog. Questões específicas devem ser perguntadas diretamente para a fonoaudióloga que o atende.Quanto ao tempo de tratamento, varia muito de uma criança para outra.
Bom atendimento!

Anônimo disse...

Boa tarde Katia...
Meu nome é Elicarla e também sou fonoaudióloga.. gostaria de saber se por e-mail podemos nos falar???
gostaria de saber se você presta assessoria e quanto cobra?
se puder entre em contato
elicarla_marcelo@hotmail.com
Abraços

Unknown disse...

Oi tenho 18 ans tenho dificuldade na pronucias DTCGVFPB eu foi la na fonoaudiolago ai ela díze que eu tenho d faze fonoterapia ai sera que vai resolve?

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Werbert,
Quando se percebe uma dificuldade é muito importante tratar. Confie na profissional que o atender, tire todas as suas dúvidas e procure seguir as orientações. Certamente você notará resultados!
boa consulta pra você!

Anônimo disse...

tenho 36 anos, e desde de criança troco o l pelo r na pronuncia (clinica sai crinica, conflito sai confrito), fico muito incomodada com isso, sinto vergonha pois trabalho com atendimento ao publico.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá,
Independente da idade, sempre há alguma possibilidade de ajuda e um fonoaudiólogo pode ajudar. É bom fazer uma avaliação identificando as causas da sua queixa e aplicar o tratamento de acordo com os resultados da avaliação.
Desejo uma boa consulta!

Letícia Matos disse...

Boa noite, me chamo Letícia, sou de Vitória do Mearim - Ma, minha cidade é interior e pouco desenvolvido, infelizmente ainda não temos um fonoaudiólogo para nos atender. Tenho uma irmã que já vai fazer 6 anos não consegue pronunciar corretamente algumas palavras, como por exemplo: Cavalo, ela fala "tavalo", casa é "tasa", goiaba é "doiaba", ou seja, todas as palvras com C ela troca pelo T, e com G ela troca pelo D. Gostaria que voce me informasse se tem como ela falar direito através de tratamento, ou se tem algum artigo que fala sobre esse problema. Desde ja agradeço.

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Letícia,
É possível, sim, que sua irmã consiga falar com mais clareza com um acompanhamento fonoaudiológico.
Esta troca pode ou não ter algumas questões orgânicas, por isso o ideal é uma consulta mesmo.
Para localizar o fonoaudiólogo mais próximo, ou informar da necessidade na sua região, você pode contactar o Conselho Regional - http://www.crefono8.gov.br/
abraço e obrigada pela visita ao blog

Unknown disse...

Bom dia,tenho uma filha de 8anos ela tem dificuldade para falar a letra S, quando ela fala a língua sai pra fora e também a letra R, por exemplo a palavra treze sai com som de cleze.
Quais os exercícios mais adequado para trabalhar no caso dela?

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá Daniele, leia aqui no blog:
http://lugardafala.blogspot.com.br/2010/10/indicacao-de-exercicios.html
Obrigada pela visita ao Lugar da Fala!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 225 de 225   Recentes› Mais recentes»

Quem esteve aqui este mês